Deu certo!

Meu primeiro no knead bread (pão que não precisa ser sovado) não só deu certo como ficou incrível, lindo, saboroso e com uma textura de mochi! Superou em muito todas as minhas expectativas!

De manhã, quando acordei, logo fui ver como estava a massa. Olha como o plástico filme ficou abaulado. Parece que os bichinhos do fermento estavam bem ativos!

Essa é a aparência da massa que ficou umas 14 horas descansando. O volume dobrou e a massa parece bem pegajosa, mas é assim que tem que ficar mesmo, pelo que vi no blog Simply So Good. Já fiquei super feliz que até essa etapa (a mais importante) estava indo muito bem.

A primeira coisa que fiz depois de checar a massa foi ligar o forno a 230 graus. Assim que o forno atingiu essa temperatura, eu coloquei a minha panela Le Creuset, sem nada dentro e com tampa, dentro do forno e deixei durante 30 minutos. Enquanto isso, tirei a massa da tigela e colquei em cima de um pano com uma boa camada de farinha para não grudar. Fiz um formato de bola com a massa e cubri com o filme plástico.

Enquanto esperava os 30 minutos, fui tomar meu café da manhã detox, uma limonada suíça sem açúcar e uma maçã. Não tem nada melhor para limpar o organismo do que frutas e elas devem ser consumidas sozinhas, sem outros tipos de alimentos juntos, porque caso contrário, o conteúdo do estômago começa a fermentar e você não vai gostar nenhum pouco dos efeitos disso.

Em seguida coloquei a massa do pão dentro da panela super quente, com a ajuda de um pedaço de papel manteiga que ficou com partes para fora, assim ficaria mais fácil de retirar o pão depois de assado. Essa dica eu peguei lá no blog também.

Coloquei a panela tampada de volta no forno e liguei o timer para tocar em 30 minutos. E a ansiedade para esperar tudo isso? Quando finalmente o timer tocou, tirei a panela do forno, que estava assim.

E quando tirei a tampa, foi a maior surpresa do mundo!!! Aquela massa feia, grudenta e mole estava transformada nesse pão lindo, redondo e com a casca craquelada de forma tão linda que não acreditei! Estava até mais bonito que o das fotos do Simply So Good😀

Bom, mas isso não era tudo. Ainda tinha 15 minutos a mais no forno, sem a tampa dessa vez, para pegar uma bela cor.

E como pegou!

Vou ter que colocar aqui umas fotos a mais porque meu bebê ficou muito lindo, kkk.

Tirei o pão da panela com a maior facilidade, e coloquei em cima de uma grade para esfriar. Mas quando fui tentar tirar o papel manteiga, não foi tão fácil. Só depois que começou a esfriar que deu para tirar, mas grudou um pouquinho. Da próxima vez, vou tentar sem o papel. A parte de baixo também ficou com uma casca bonita.

Mais fotos!

A essa altura já era quase meio dia e até o pão esfriar um pouco mais (ele permanece bem quente por muito tempo), resolvi fazer dele o meu almoço. Chegou a hora de experimentar o sabor e a textura desse pão, que por fora estava lindo, mas ainda não sabia se era bom ou não na boca.

Olha como a textura do miolo está ótima, com vários furinhos grandes! Eeeee!

Ficou uma concentração de farinha na parte de baixo, no meio, porque exagerei na hora de forrar o tecido com farinha… mas fora isso, perfeição!

Primeiro, experimentei com um belo azeite extravirgem. Este, no caso.

É o azeite do Mario Cohen.

Voltando ao pão, ah, que emoção! A crosta bem crocante e o miolo, bem macio e com uma boa elasticidade, coisa que os pães do Brasil raramente tem. Essa textura de mochi, meio chewy, que não tem uma tradução para o português…

A combinação com o azeite ficou maravilhosa. Depois experimentei com queijo de cabra.

E depois com tapenade de azeitona preta & figo.

Peguei o resto do pão e levei lá pra casa da minha irmã, que super aprovou e meu sobrinho Caio de 8 anos também amou🙂

O próximo pão vai ser com algum sabor a mais. Estou pensando já em várias opções, alecrim com zestes de limão siciliano, noz pecan com figo seco, azeite, amêndoas com chocolate amargo, macadamia…

Por falar em macadamia, hoje fiz também leite de macadamia! Mas vou postar sobre isso um outro dia porque chegou a hora de eu ir dormir!

Uma resposta para “Deu certo!

  1. leni Ferreira Fellin

    Nossa Sachi, quase me engasguei de tanta saliva que produzí vendo este maravilhooosoooo pão que vc. fez.
    Não entrei no blog sitado (da receita) vc. tem a receita pra passar pra gente? Hummmmmmmm !!!!Deliciaaaa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s