Tapenade de azeitona preta e figo seco

Eu amo tapenade por duas razões. É delicioso e é ultra rápido de fazer. No processador, então, não demora nem 5 minutos. O que mais leva tempo é desencaroçar as azeitonas, já que eu nunca uso azeitonas vendidas já descaroçadas. Quando vi essa receita, fiquei louca. É óbvio que eu tinha que experimentar asap!

figos secos

é bom triturar os figos sozinhos primeiro, pois são mais duros e resistentes do que as azeitonas.

depois que os figos estiverem grosseiramente porém mais ou menos uniformemente triturados, acrescenta-se as azeitonas para serem trituradas juntas.

depois entra o alecrim...

...o aceto balsamico di Modena, o azeite de oliva extravirgem e pronto!

🙂

adoro a textura das sementinhas dos figos secos

é bom que dura bastante tempo, acho que umas 2 semanas.

Simplesmente adorei essa nova tapenade! Levemente doce e com as sementinhas do figo estourando na boca, mmmmm!

Ah, tem uma terceira razão pela qual eu amo tapenade; é super versátil. Fica incrível simplesmente em cima de um maravilhoso pão como o da PAO (Padaria Artesanal Orgânica da Rua Bela Cintra) ou como molho para um prato de penne ou outro tipo de massa. Com peixe também fica ótimo!

3 Respostas para “Tapenade de azeitona preta e figo seco

  1. Pingback: Deu certo! | Sachi

  2. Quanto tempo dura. Tapenade bem fechado num frasco esterilizado? Obrigado

Deixe uma resposta

