Universal Techno

O Derrick May postou hoje no Facebook dele um link do Youtube de uma parte do documentário Universal Techno. Eu já tinha visto algumas vezes, mas vendo o filme de novo me deu uma mega saudades de Detroit!! Esse documentário foi dirigido por Dominique Deluze em 1996 (eu fui pra lá em 2003 e em 2004, sempre em maio, durante o DEMF). Aparece um monte de cena da cidade, tem entrevista com Derrick May, Juan Atkins, Kenny Larkin, e até o Mad Mike aceitou falar, só que de máscara, claro. E o shortinho do Kevin Saunderson? Aparece também Ken Ishii, todos novinhos, fofos. O filme não é sobre Detroit techno, é sobre a cena de música eletrônica no mundo, por isso, aparecem produtores como ele e o Autechre, etc. Mas o começo é basicamente Detroit. Só encontrei esses 4 trechos, mas acho que são os mais legais (pra mim, que sou mega suspeita). É muito emocionante! O que o Derrick May fala é relevante até hoje… ele é incrível. Eu passo mal. Aquela história que ele fala de construir uma música nova com músicas é muito real e isso é o que mais me comove num set de DJ, como ele faz isso, é bafo… O moço que está falando freneticamente com ele uma hora sobre uma história sci-fi é o Abdul Qadim Haqq, artista gráfico de inúmeros discos de Detroit inclusive do próprio Derrick May e do Underground Resistance. O Haqq é o assunto do meu próximo post, com direito a entrevista e tudo.

Enjoy!

1996 parece ontem, mas isso tudo já é História com H maiúsculo.

Deixe um comentário