O incrível leite de amêndoas com baunilha

Hoje fiz uma coisa que eu já queria há muito tempo fazer. Finalmente fiz o meu leite de amêndoas caseiro! Nunca fiquei tão feliz em tomar um copo de leite!! Que coisa mais incrível que é essa bebida!!! Nem acredito que não tinha feito isso antes.

Já faz anos que eu não tomo leite de vaca e já li em muitos lugares que o leite de amêndoas é um substituto muito bom e muito mais saudável. Vários programas de desintoxicação sugerem esse leite como parte da alimentação a seguir. Como hoje era último dia da minha segunda fase do programa de desintoxicação dos órgãos, resolvi que estava mais do que na hora de eu experimentar isso.

Primeiro, precisa deixar as amêndoas de molho na véspera.

No dia seguinte, a água da demolhagem é descartada e as amêndoas colocadas no liquidificador com 4 vezes o volume de água nova (filtrada ou mineral). Acrescenta-se a baunilha em fava picada. Não precisa cortar no meio e retirar as sementinhas, porque elas se soltam durante o processo no liquidificador.

Acrescentei também uma pitada de sal marinho e 3 colheres de sopa de maple syrup (tem que ser o verdadeiro e puro, não vale a imitação feita com xarope de milho). Se não tiver, pode substituir por açúcar mascavo orgânico, mas nesse caso, eu colocaria 2 colheres de sopa, se não ficaria muito doce.

A mistura é batida na velocidade máxima durante 4 minutos.

Agora vem o processo de coar. Eu coloquei uma peneira em cima da jarra e por cima da peneira, um pano. Usei um pano japonês que eu compro na Liberdade, que é próprio para usar no cozimento à vapor. Gosto dele porque ele não é totalmente branco, indicando que não alvejado com produtos químicos no seu processo de fabricação. A trama dele é bem grossa, por isso deixa passar alguns resíduos, mas nesse caso, não é nenhum problema, são alguns pouquíssimos micro pedacinhos de amêndoas e as sementinhas de baunilha.

Como fiz em duas vezes, por causa da quantidade maior do que o liquidificador comporta, pensei melhor na segunda vez e dobrei o pano em dois para fechar um pouco mais a trama e assim deu para coar com maior perfeição😉

E assim ficou pronto o meu incrível leite vegan de amêndoas e baunilha!

Devorei dois copos ali, na hora!

Nunca imaginei que isso fosse tão bom!

O que sobrou foi essa massa de amêndoas, que guardei na geladeira para mais tarde fazer um bolo. Não dá pra jogar fora uma coisa dessas, tem que aproveitar em alguma coisa.

O bom é que não tem nenhum mistério, é o mesmo esquema de fazer leite de cooco natural. Coisa que nunca fiz ainda. O meu próximo leite vegan vai ser de leite de coco e depois de castanha-do-pará! E de pistache, será que funciona? Deve ficar bem incrível!

O leite precisa ficar na geladeira e diz que dura uns 4 dias. Mas duvido que eu não termine antes!

Aqui vão os ingredientes e suas quantidades.

  1. amêndoas cruas com casca – 2 xícaras
  2. água filtrada ou mineral – 8 xícaras
  3. fava de baunilha – 1 unidade
  4. maple syrup orgânico – 3 colheres de sopa
  5. sal – 1 pitada

As instruções de preparo são como mencionei no texto acima. Sugiro fazê-lo em 2, ou 3 vezes, dependendo do tamanho do liquidificador.

9 Respostas para “O incrível leite de amêndoas com baunilha

  1. Pingback: Leite de côco caseiro | Sachi

  2. leni Ferreira Fellin

    Nossa…nunca pensei que pudesse tirar oleite dessa amendoa ou do coco, adorei…vou fazet tb. Só nao sei se serei comportada como vc. acho que eu tomaria toda a jarra rsrsrsrsr.

    • que mula!!!! vc nunca viu leite de coco no mercado pra vender??? que vc não sabia da amêndoa até vá lá… mas de coco??? hahahahahahaha fala serio… abre o armário da cozinha da casa da sua mãe que lá tem pronto!!!! sério, chorei qndo li seu comentário!!!!

  3. Nossa, adorei a ideia e mais ainda a forma didática que foi exposta como ele foi feito.
    Parabéns!
    Vou experimentar!

  4. Não é preciso descascar as amendoas?

  5. Com esse frio, tem como esquentar o leite de amêndoas?

  6. As dicas são excelentes. Realmente, o leite de amendoas é uma delicia. O de castanha do Pará, avelã, pistache também são muito bons. Só uma observação: amendoas sem casca (mas com pele!).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s