Batata ou batata doce? Batata doce, claro! De longe é mais nutritiva com seu alto teor de vitamina A e B e minerais, e também é uma fonte de carboidrato com índice glicêmico baixo. Fora isso, tem muito mais fibra do que a batata normal. Ontem encontrei na feira de orgânicos do Parque da Água Branca dois tipos diferentes, a roxa (por fora e por dentro) e a laranja. Tinha também a habitual branca, mas dessa vez fiquei só com as coloridas.
Com essa roxa, fiz um bolo. Olha que cor mais linda!
Ingredientes
- 3 batatas doces roxas orgânicas de tamanho médio
- 2 ovos orgânicos
- 130g de açúcar mascavo orgânico
- 120g de fubá orgânico
- 72g de farinha de trigo integral orgânica
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1/4 colher de chá de sal marinho
- 1/2 xícara de azeite de oliva extravirgem
- noz moscada ralada na hora a gosto
- 1/3 xícara de água
- noz pecan a gosto
Pré-preparo
- Pré-aqueça o forno a 170 C
- Unte uma forma e forre com papel manteiga
- Deixe os ovos na temperatura ambiente
- Asse a noz pecan no forno a 160 C durante 10 minutos, deixe esfriar e pique bem grosseiramente (pode também ser quebrada com as mãos)
Preparo
- Cozinhe as batatas doces a vapor e descasque. Esmague-as ainda quente e faça um purê.
- Misture os ovos e o açúcar mascavo numa tigela.
- Acrescente o azeite e misture.
- Numa outra tigela, junte o fubá, a farinha de trigo, o bicarbonato de sódio, o sal e a noz moscada. Misture e junte à mistura dos ovos, peneirando.
- Misture com uma espátula de silicone, até a massa ficar homogênea, sem misturar demais.
- Acrescente o purê de batata doce, misture mais um pouco e acrescente a noz pecan. Misture e colque a massa na forma forrada.
- Asse o bolo durante 1 hora ou um pouco mais, a 170 C.
Ficou marrom por fora e roxinho por dentro. É um bolo de café da manhã ou chá da tarde 🙂
Com a batata doce laranja, fiz uma sopa de agrião. A sopa foi feia com cebola e bastante gengibre refogada, batata doce, abobrinha e agrião e finalizada com queijo pecorino ralado.
Essa coisa das cores no alimento é muito legal, você consegue saber que nutrientes você está ingerindo só pelo visual. A batata doce toda roxa por dentro e por fora indica forte presença de um tipo de polifenóis que se chama antocianinas, aquele mesmo do vinho tinto e do açaí. É um antioxidante que protege o organismo contra a proliferação de radicais livres.
A cor laranja indica que contem betacaroteno, aquele mesmo nutriente que tem na cenoura e na abóbora. É também um antioxidante e fonte de vitamina A.
Aliás, os alimentos antioxidantes são os que precisamos sempre buscar ingerir, porque a oxidação do nosso organismo é o que causa as doenças e a degeneração ou o envelhecimento precoce. E o que causa a oxidação do organismo são a poluição, os alimentos industrializados, os remédios químicos, refrigerante, agrotóxicos, fertilizantes químicos, mas acima de tudo e principalmente, emoções e sentimentos autodestrutivos, raiva, inveja e falta de amor e dignidade próprios.
Sachi, li seus comentários sobre a batata doce roxa roxa roxa (calma aí que já explico a repetição rsrs).
Adoro batata doce roxa.
Porém, há muitos anos que não a encontro no comércio.
Às vezes, me falam onde posso achar, mas é engano porque as pessoas não entendem que batata doce roxa tem a de casca roxa e a inteiramente roxa (eis, pois, o motivo de eu repetir o “roxa, roxa”)
Você disse que encontrou batata doce aí em São Paulo, na Água Branca.
Gostaria de te pedir o favor de, se possível, me informar o telefone ou email do fornecedor para encomendar o produto e recebê-lo pelo correio.
O meu email é jcca@pobox.com
Obrigado.
João Carlos
Olá João Carlos, é uma feira de orgânicos, não tenho nem o email nem o telefone do fornecedor, e não é sempre que ele te essa batata roxa. Aliás, faz tempo que não via essa batata roxa. E eu não estou mais indo nessa feira, estou indo na do modelódromo do Ibirapuera.