Tsatsiki

Essa coisa com uma cor bem bonita acima se chama Tsatsiki. É um prato turco. Fiz quando eu estava com muita pressa e tinha que comer algo rápido e sair. É muito prático, leve, e muito bom!

É só ralar um pepino japonês, de preferência orgânico, semi descascado (eu faço umas tiras com o descascador e deixo algumas faixas de pele) e com as sementes retiradas (faça um corte no meio do pepino no sentido longitudinal e retire com uma colher as sementes). Adicione um pouco de sal no pepino ralado para ele soltar água. Esprema e retire o líquido. Adicione meio dente de alho ralado ou esmagado, pimenta do reino moída na hora a gosto e vá adicionando o yogurt integral natural sem sabor e sem açúcar até atingir a consistência desejada. Agora adicione uma boa quantidade de um azeite extra virgem de qualidade e pronto! Se o seu yogurt é daqueles de fazenda e são mais pedaçudos e com um soro, como o meu, vale a pena deixá-lo coando por uns 10 minutos para retirar o líquido antes de usá-lo no Tsatsiki.

É só isso! Fica delicioso com qualquer tipo de pão. Mas também pode servir como molho para diversos pratos e também como uma salada.

Você pode fazer o Tsatsiki adicionando algumas ervas como dill, hortelã ou salsinha. Também existem versões com suco de limão ou vinagre. Acho que o certo é fazer com yogurt grego, mas qualquer yogurt natural sem açúcar e sem sabor adicional dá conta do recado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s