fermento natural de uva passa • 1º dia

Faz tempo que cismei que eu queria fazer pão em casa. Várias vezes pensei em comprar aquelas máquinas, mas penso no espaço que mais uma máquina vai ocupar a minha cozinha, logo desisto. E outra, o negócio é fazer pão com as mãos mesmo! Já fiz alguns lá no Senac, no curso de Cozinheiro Chef Internacional. Tinham ficado bons, mas fazer pão em casa e comer quentinho no café da manhã, deve ser bem mais incrível🙂

Bom, daí que eu cismei também que o fermento tinha que ser natural, feito em casa. Não esses fermentos que vem dentro de um sachê, afinal, eles são vivos, como poderiam ficar dentro de sachês??

8 meses depois de ter comprado um livro japonês sobre como fazer pães com fermento natural, finalmente hoje, meu fermento foi incubado, êêêêê! Ele vai “nascer” daqui a 3 a 7 dias, mas depois disso, tem um monte de etapas a cumprir até virar pão. Mas o fermento em si, é super simples de fazer.

É só colocar num vidro limpo e desinfectado com água fervente, 50gr de uva passa, 150ml de água filtrada ou mineral e 2 colheres de chá de açúcar. A uva passa comum, normalmente vem com óleo vegetal. Tem que ser uma sem óleo, que não contenha nada a não ser uva passa, na lista de ingredientes do rótulo.

O meu fermento foi preparado com uva passa orgânica, açúcar biodinâmico e água filtrada. Vou postando fotos da sua evolução.

2 Respostas para “fermento natural de uva passa • 1º dia

  1. Oi tomara que de certo, irei acompanhar
    tania

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s