Pimenta laranja

Hoje saiu uma matéria no Guia da Folha sobre os produtos artesanais que os restaurantes estão produzindo na própria cozinha como o mascarpone do Emiliano, o licor do Capim Santo, a pasta de pimenta do La Mar, a pasta de curry do Obá, a mostarda da Lanchonete da Cidade, etc. Eu também prefiro fazer meus próprios produtos no lugar de comprar os industriais que são práticos porém cheios de ingredientes indesejáveis como conservantes ou aditivos para realçar o sabor. Assim eu posso escolher cada ingrediente que eu quiser e também tem mais, é divertido🙂 Gosto de fazer o meu próprio molho de amendoim, a minha harissa, o meu pesto, a minha chermoula, o meu curry, etc, etc… Tem também os meus óleos macerados com ervas como alecrim, chá verde, camomila, lavanda, erva doce, etc, mas esses eu uso mais pra fazer sabonete.

Essa pimenta cor-de-laranja eu encontrei no Mercadão Municipal do centro de São Paulo. Achei a cor linda e resolvi marinar no azeite extravirgem com alguns dentes de alho, umas bagas de zimbro e um pouco de cachaça (daquelas boas, envelhecidas, para unir o útil e o agradável, sempre!) pra aumentar a vida útil dela. O importante aqui é não lavar a pimenta. Você pode no máximo esfrega-la com um pano seco e limpo para tirar algum pó, mas nunca lave com água, pois se fizer isso, ela ficará úmida mesmo secando-a uma por uma e assim, causará fungos e sua pimenta terá que ir para o lixo. Não se preocupe com o quisito higiene, pois a cachaça, com seu grau alcólico a 40 graus, matará qualquer bactéria. Deixei marinando durante mais de um mês antes de começar a usar. Ficou muito boa, bem ardida!

O zimbro parece pimenta-d0-reino grande, mas não é. É o fruto da planta junípero, muito usado para marinar carnes. Tem um sabor adocicado e um pouquinho amargo, bem pouco.

Uma resposta para “Pimenta laranja

  1. amo pimenta.

Deixe uma resposta

