Pu’er tea

Esse é o chá que eu tenho tomado todo dia ultimamente, o Pu’er. Ele é muito diferente de outros chás, a começar pelo fato de ser envelhecido. Em geral, os chás devem ser tomados o quanto antes depois de sua produção, mas o Pu’er é envelhecido durante alguns anos antes de ser comercializado. Durante o processo desse envelhecimento, acontece a pós-fermentação, o que garante a característica única dele no sabor, no aroma e nas propriedades químicas.

O Pu’er é um chá de folhas grandes fabricado no Condado de Pu’er na famosa região de Yunnan na China. Famosa justamente pelos seus chás. Dizem que foi ali que originou a árvore do chá (camellia sinensis) e hoje ainda existem árvores selvagens com mais de 1000 anos de idade, ainda produzindo ótimas folhas de chá!

Muitas vezes ele é classificado pelo seu ano de produção, assim como acontece com os vinhos, tem os seus anos vintage e tudo o mais. Dependendo do produtor, ano de produção e de sua qualidade na pós-fermentação, ele pode atingir preços altíssimos como alguns milhares de dólares por “bolo”. Falo de “bolo”, pois é assim que eles chamam o chá Pu’er compressado num formato redondo. Eles são geralmente comercializados assim, compressados em formatos de bolo, tijolo, quadrado, ou outros formatos como melão, cogumelo, etc. A compressão é feita logo após o primeiro processamento pós-colheita e a pós-fermentação acontece lentamente durante anos com o chá compressado. As vezes são comercializados chás Pu’er com as folhas soltas, produzidos num processo que imita a pós-fermentação.

um bolo de chá Pu’er

O  Pu’er que estou tomando agora, eu comprei no bairro da Liberdade, numa mercearia chinesa que fica quase em frente à saída do metrô, um pouco mais à esquerda. Ele é orgânico e o sabor é suave, mas bem característico do Pu’er, aquele sabor terroso que eu gosto muito. O melhor momento para toma-lo é logo depois das refeições. Além de ajudar a fazer a digestão, ele é tido como um chá emagrecedor, que ajuda a eliminar a gordura ingerida e a baixar o colesterol. Na China e em Hong Kong, ele é muito tomado nas casas de dim sum, que eu amo! Ouvi dizer que abriu uma casa de dim sum aqui em São Paulo, chamada Ping Pong. Quero experimentar, alguém já foi?

o chá vem embrulhado num papel de seda e por cima, ainda tem a embalagem num papel mais grosso com a impressão

o chá vem embalado num papel de seda e por cima, ainda tem uma outra embalagem de papel mais grosso e impresso

o bolo de chá pu’er compressado

o cheiro dele é incrível

arranque um pedaço de uns 3 a 5 g do bolo...

... dechave um pouco e coloque num bule de chá, de preferência desse tipo, de barro de Yixing, próprio para os chás chineses pu’er e oolong

esses bules chineses de barro (eles chamam de argila roxa) absorvem o líquido do chá e ao longo do uso vão deixando o chá ficar cada vez mais gostoso, adquirindo uma característica própria. mas justamente por causa disso também, nunca se deve misturar o tipo de chá no mesmo bule (por exemplo, você deve ter um bule só para os oolongs ou só para os chás brancos, etc.). e nunca lave com detergente, você estaria praticamente "matando" o seu bule, fazendo isso.

adicione água fervente no bule com as folhas do chá

enquanto espero os 4 minutos da infusão, eu escolhi as minhas xícaras. esses bules chineses são bem pequenininhos. então as xícaras também devem ser proporcionais. eu escolhi essas que comprei num bairro de comércio atacadista em Osaka. são chinesas. eu adoro o tamanho delas, são para tomar o chá em um gole ou dois.

passarem-se os minutos e pronto! olha que cor maravilhosa que ele tem. vc pode adicionar água fervente nessas mesmas folhas de chá e tomar várias vezes, até o chá ficar mais clarinho.

Uma dica de armazenamento. Como esse chá é envelhecido, ele dura muito mais do que os chás normais. Mas mesmo assim, é bom tomar alguns cuidados. Ele precisa respirar um pouco, por isso, não guarde-o fechado hermeticamente, é bom deixar na embalagem de papel dele e armazenar num lugar fresco, escuro e arejado. Humidade, calor e cheiro forte por perto são os seus maiores inimigos.

23 Respostas para “Pu’er tea

  1. que massa blog sachi.
    o engraçado é que eu descobri o pu´er recentemente, por acidente, e adorei [mas nao veio em bolo, era um baratinho].
    e o oolong é um chá que eu gostava tanto, que um dos meus primeiros trabalhos tem o nome dele, [oolong silver]. mas esse trabalho eu não mostro mais, hahahaha. beijos

  2. passando para dar um oi! eu não sabia que dava para comprar pu erh na liberdade! (precisamos fazer umas troquinhas)

    vi que você tb tem uns cosméticos de chá, estou querendo fazer um post sobre isso tb… acho que preciso entrar na sua lojinha !

    beijos
    Erika

    • então, Erika, eu também fiquei muito surpresa e feliz quando encontrei esse pu’er na Liberdade. Não é em qualquer loja de lá que tem. Só nas lojas chinesas em frente ao metrô. Tem duas. Mas eu voltei depois nessa onde comprei esse pu’er e não tinha mais. Só tinha na outra e era um outro tipo. É bom também, mas não diz se é orgânico. Esse do post era orgânico.
      Sim, tenho feito alguns sabonetes de chá verde, mas não é sempre que tenho. Agora por exemplo não tenho, mas vou fazer um óleo corporal com chá verde para o inverno🙂
      Vamos sim fazer trocas de chás!
      bjs!

  3. ótimas informações, quantas vezes ao di posso tomar chá de puer?

  4. Gostaria de saber como eu preparo o cha Pu-ERH em bags?? porque eu comprei ele em bags (saquinhos) e nao em bolo.

    • Infelizmente, o pu’er em saquinho não pode ser considerado de boa qualidade e não recomendo para ninguém. Mas se mesmo assim quiser degustar, siga as instruções da embalagem. Mas não considere que essa experiência seja próxima do que pode ser a degustação de um verdadeiro chá pu’er.

  5. Olá,
    Primeiramente parabens pela materia!
    Estou começando a me interessar cada vez mais pelos diferentes tipos de chás, e recentemente comprei uns pu’er para experimentar através do Ebay, já que moro no interior de São Paulo e não conheço nenhuma casa especializada por aqui ou até mesmo pessoas que possam me dar algumas dicas a respeito.
    Enfim, gostaria muito de saber se como você disse, é mesmo possivel fazer mais de 1 infusão com as mesmas folhas, e se afirmativo a resposta, por quanto tempo é possivel quardas as folhas e como armazena-las? Ou seria melhor fazer as infusões logo em seguida e depois armazer somente o chá pronto?
    Obrigado!

  6. OI querida bom dia,sou de SANTOS,e por aqui é difícil encontrar o PUR_ERH,poderia me dar alguma dica,onde acha-lo?Obrigada,beijinhos. NEYDE.

  7. Gostaria de adquirir o cha.

  8. Oi… Adorei o post… Parabéns!! Vou procurar na Liberdade vc poderia me dizer quanto pagou no pacotinho??
    Abçs

  9. gostaria de saber como tomar horarios no dia a dia;epor quanto tempo deve se tomar.

    • Olá Fernando, este não é um chá que tem regras que “se deve tomar”. Você toma por quanto tempo quiser. O melhor momento para se tomar é após as refeições. Assim, além de ser gostoso, ele ajuda na digestão e elimina parte da gordura.

  10. olá eu comprei tbm..mas ele não veio assim parecendo um bolo ..ele é solto sabe ?? mas dá pra ver que é igual a folha..será que faz o mesmo efeito desse q vc postou??

    • Olá Vanessa, existem chás pu’er compactado em bolo e também na versão solta. Os dois são legítimos e tradicionais da China. São maneiras diferentes de apresentação. Obviamente, o compactado é feito para durar mais tempo, podendo envelhecer.

  11. Olá, eu acabei de receber o meu, comprado da China pelo Aliexpress, vc acha que é o mesmo da Liberdade? Abraço

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s