Made in Japan

MADE IN JAPAN_Este é um best seller mundial publicado em 1986 e escrito pelo falecido Akio Morita, cofundador e ex-presidente da SONY. É um livro autobiográfico que conta a sua vida e a sua filosofia por trás de uma das companhias japonesas mais respeitadas no mundo e como ela mudou a percepção do mundo em relação aos produtos eletrônicos japoneses. Houve um tempo em que produto japonês era sinônimo de baixa qualidade, acredite se quiser, mas isso foi lá pelos anos 50 e começo dos 60.

Neste livro, é possível entender a sociedade e a cultura japonesa do ponto de vista do autor e como um país que tem apenas 20% do seu território habitável e cultivável e quase sem nenhum recurso natural conseguiu tornar-se um gigante econômico, com o desenvolvimento tecnológico exemplificado pelos esforços da Sony de criar produtos cada vez menores, utilizando menos recursos (matéria prima) possível.

23 anos depois da primeira publicação, ainda é  um livro muito atual pelo seu conteúdo visionário. Pensando na crise financeira recente, não poderia ser mais atual, por sinal, pois nele contém possíveis respostas para um modelo mais saudável de existênica econômica.

O livro foi originalmente escrito em inglês, pois Morita quis dirigir para as sociedades ocidentais (principalmente Estados Unidos) os seus pensamentos. Embora ele seja japonês, a versão no idioma dele que eu li, é uma tradução do texto original em inglês. Existe também uma versão em português, (esgotada, mas pode ser que exista em algum sebo).

Além de ter sido visionário, Akio Morita era um fofo, pelo visto. Olha o carinho que o Michael tinha por ele… (fita com mensagem do Michael Jackson para o Morita se recuperar da doença que acabou matando-o)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s