União ou divisão

obama

angry-mccain

Como se vê nessas duas fotos, a diferença de energia exalada entre os dois candidatos a presidente dos Estados Unidos é grande. Acho que não é uma coincidência nem favoritismo da mídia pelo Obama. Quem acompanha as imagens dessa corrida desde fevereiro sabe que o Obama jamais faria essa cara que o McCain exibe nessa foto. O McCain parece sempre estar zangado, e se não está abertamente furioso, está com aquele sorriso de quem está espumando por dentro mas tentando parecer o contrário.

Acho que as duas campanhas dos candidatos demonstraram muito bem quem eles são, as atitudes e as posições de cada um. A escolha hoje será entre a união e a divisão. Os americanos hoje poderão escolher, abraçar o novo ou continuar com a política do medo. Se estou certa em relação aos tempos que nos espera, assim como os astrólogos já dizem e assim como os maias falavam há mais de mil anos, será a vez do novo, e o velho controle pelo medo será deixado para trás. Mas isso vai acontecer só através da escolha, nós todos teremos que escolher o que queremos. A união ou a divisão.

Acho que é por isso que essa eleição não é apenas uma eleição americana. Diz respeito a todos nós porque toca um aspecto fundamental, de mudança de visão de mundo. A posição do Obama é a de ouvir todos, conversar com todos e governar para todos e não somente para um grupo específico. Ele próprio é fruto do mundo contemporâneo miscigenado, é filho de um queniano e de uma americana do meio-oeste, tem uma meia irmã indonésia e foi criado pela avó no Havaí. Ele não é negro nem branco, é marrom, igual aos manequins de Yinka Shonibare. Ele é a miscigenação como respresentativa de uma união da raça humana como um todo, que somos todos frutos de uma só origem. Para que serve a divisão? Para poder falar que um é melhor que o outro? Mas como pode se descendemos todos da mesma Eva, para usar uma expressão cristã, a Eva preta da África Meridional onde tudo começou há mais de 200 mil anos?

Então finalmente depois de passar pelo auge da política do medo, da divisão e do patriarcado na era da caça às bruxas na Europa medieval, culminando com a era Bush, lentamente mas seguramente chegamos ao momento da escolha. Já que agora temos a consciência como nosso melhor aliado, podemos utlilizar o nosso livre arbítrio. E algo me diz que a escolha é pelo abandono do medo, pela união e não pelo matriarcado como existiu anteriormente à era judaico-cristã, mas pelo poder compartilhado entre homem e mulher. Aliás, entre todos os opostos.

Uma resposta para “União ou divisão

  1. miscigenar é o futuro, que bom que aqui no Brasil a gente já começou isso desde a chegada dos portugueses, agora só nos falta acabar com a nosso colonialismo
    amei a vitória do Obama, importante e simbólica

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s