Yoghurt verde

Ontem eu arranquei o meu dente do siso, não teve como evitar, fiquei morrendo de dor a semana toda. Por isso tenho que comer coisas geladas e moles. Como não vou ficar tomando sorvete só por causa disso e ganhar os quilos que consegui perder, lembrei que ainda tinha um pouco do matcha que trouxe do Japão e fiz um yoghurt verde! Não é nenhum yoghurt ecológico não (embora eu tenha usado só ingredientes orgânicos…).

Matcha é aquele chá verde em pó que os japoneses fazem triturando finamente a folha do chá (camelia sinensis) produzido somente para esse fim, chamado tentcha. É o tipo de chá que se usa nas famosas cerimônias do chá, sadou (“tao do chá”). Para os puristas, o que vou apresentar é uma aberração, mas hoje em dia, mesmo no Japão, o matcha se popularizou de um jeito que inventaram milhões de outros jeitos de consumir-lo sem ser na maravilhosa porém complicada (e nada prática para os urbanos contemporâneos) cerimônia. Tem drinks com matcha, sorvetes e doces feitos com matcha, até inventaram uma coisa chamada matcha latte. Existem cafés especializados com essas bebidas. E acho ótimo, porque o matcha é extremamente saudável por ser altamente nutritivo, pois você bebe as folhas de chá inteiramente em vez de fazer uma infusão delas e depois jogá-las fora. Para quem não sabe, a folha do chá contem catequina que é um poderoso antioxidante e antibactericida, polissacarídeo que faz baixar a taxa de açúcar do sangue, vitamina B, vitamina C (também antioxidante e retarda o efeito de envelhecimento), flavonóides que também são antioxidantes e tem ação preventiva contra o câncer, e teanina, a cafeína do chá, que é um tipo de aminoácido responsável pelo característico aroma e sabor do chá verde. Então tem mais é que se popularizar mesmo!

Bom então vamos lá. Primeiro coloque 1 colher de chá de matcha numa tigela. (é foto de celular… estou sem minha camera momentaneamente)

chá verde em pó

o matcha: chá verde em pó

Depois adicione 2 colheres de sopa de água fervente para fazer uma pasta e eliminar a textura farinosa do pó.

este é um batedorzinho de bambu exclusivo para dissolver o matcha na água quente, usado nas cerimônias do chá

este é um "fouet" de bambu exclusivo para dissolver o matcha na água quente, usado nas cerimônias do chá

Bata vigorosamente com o fouet de bambu em movimento vertical até o pó se dissolver por completo.

batendo vigorosamente

batendo vigorosamente

Adicione açúcar a gosto e yoghurt (meio copo) e misture.

as cores são lindas

que cores lindas

Agora é só colocar umas pedrinas de gelo e pronto! Uma sobremesa incrível e saudável🙂

)

matcha yoghurt com gelo em forma de boneco de neve🙂

Eu usei um matcha orgânico de Kyoto. Kyoto é uma das cidades produtoras de chá verde de maior renome. No quesito qualidade e preço, tem de tudo, começando por um potinho de 20gr custando 600 yens mais ou menos e os mais caros podem custar mais de 5.000 yens o potinho. Os de melhor qualidade têm um sabor mais elegante e adocicado e não têm aquele sabor amargo que alguns têm. Mas para o uso diário e para usar desse jeito mais despojado em drinks e bolos, não precisa ser dos mais caros. O meu custou 950 yens (uns R$20,00 pelo câmbio de hoje) e é ótimo. Na Liberdade vende mas eu ainda nunca testei se são bons.

meu potinho de matcha orgânico

meu potinho de matcha orgânico

3 Respostas para “Yoghurt verde

  1. Esta combinação é muito interressante, jamais pensei em algo assim…

  2. Pingback: matcha chiffon cake « Sachi

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s