O Kyubei de Ginza

Quem estiver indo para Tokyo e quer saber aonde comer um sushi inesquecível deve ir ao Kyubei de Ginza. Ginza é o bairro mais gourmet e talvez o mais famoso de Tokyo. Tradicionalmente. 

Kyubei é um restaurante de sushi, talvez o mais famoso do Japão, que existe desde 1935. No Japão, os restaurantes de sushi são especializados em sushi, não tem outros pratos como tem aqui no Brasil como tenpura, teppanyaki, udon e yakissoba, todos esses outros pratos têm seus próprios restaurantes especializados. No restaurante de sushi geralmente pode ter um ou outro prato diferente para dar um intervalo na seqüência dos sushis, como chawanmushi, missoshiru, ou algum sunomono (um pequeno prato de legume ou verdura marinado no vinagre de arroz) mas nada que substitua o sushi.

O restaurante (tem algumas filiais em Tokyo e Osaka, mas recomendo ir à sede, em Ginza) tem 5 andares e em cada andar tem uns quartos para grupos pequenos, cada um de um jeito, com 2 ou 3 itamaês (não aguento a palavra sushiman! é itamaê, em japonês) exclusivos para aquele grupo. A gente foi encaminhado para o 5º andar, uma salinha com um balcão, e foi servido por nada menos do que o dono e um outro itamaê tão bom quanto. Aquendem a faca de samurai dele que ele usa pra cortar o peixe…

o da esquerda é o dono e o da direita é o dono da faca! cada itamaê tem a sua.

Se vc for no almoço, vc pode comer um omakassê (um menu que vc não sabe o que vai comer, a seqüência e os netás (o que vai por cima do arroz num sushi, geralmente peixe, mas pode ser outra coisa) são eles que decidem no dia) maravilhoso por 8.000 yens. Mas tem outros menus mais em conta, tipo 5.000 yens. Em todo caso vale muito a pena se vc está em Tokyo e quer saber o que é um sushi incrível. É de comer ajoelhado! Esquece todos os conceitos de sushi daqui, com o arroz compactado e gelado. O arroz precisa ser morno, quase quentinho, para contrastar com a temperatura mais baixa do peixe e assim trazer uma harmonia no sabor. mmmmmmmmmmmm é tão bom…. E a variedade de peixes é muito grande. É muito triste saber que o Brasil tem tantos peixes diferentes e saborosos e só encontrar sushis de salmão, atum e um peixe branco ou outro e ainda com gosto de peixe descongelado…

Aqui vai uma seqüência de fotos deles em ação.

Agora, quem não quiser gastar tanto numa refeição mas quer comer um sushi igualmente incrível pode ir ao bairro de Tsukiji, bem do lado de Ginza, que é onde tem o famoso mercado. Lá é incrível só de ficar passeando pelo bairro, mas vale a pena entrar num dos vários restaurantes de sushi que tem lá. Mas o dificil é saber qual né. Então vá direto ao Sushi-Zanmai. É muuuuuuuuuuuuuito bom, é de comer ajoelhado e sem culpa porque é bem barato, pela qualidade e variedade. Amo, amo! A diferença desse com o Kyubei é que o sushi de Kyubei tem uma elegância que os outros não têm e o arroz é diferente, o do Kyubei é menos adocicado. São dois estilos diferentes mas amo os dois! E vale a pena, quem é maníaco como eu, experimentar os dois para comparar. O Sushi-zamai é bem divertido, mais popular e mais barulhento. Segundo um amigo de Tokyo, parece que eles detêm um mini monopólio do melhor atum do mercado de Tsukiji. Uma triste notícia, parece que o mercado vai ser transferido de lá. Não sei para aonde…

6 Respostas para “O Kyubei de Ginza

  1. Eu achei incrível seu texto sobre o Kyubei.

    O que mais me chamou a atenção foi o fato de vc ser uma grande conhecedora.
    Um dia ainda terei o prazer e o privilégio de fazer uma refeição no lendário Kyubei de Ginza.

    É incrível tb saber um pouco de vc, saber que já morou em diversos lugares do Globo e ser atraída por tantos assuntos…

    Adorei!

  2. obrigada, fábio.
    kyubei é tudo🙂

  3. A palavra sushiman sempre me incomodou , obrigado pela informação .

    Itamaê , itamaê , itamaê , pra não esquecê .

  4. hihihi
    que bom que alguém se incomoda com essa nome horrível! que parece que ninguém questiona, nem mesmo os decendentes de japoneses daqui de SP…

  5. um sonho que ainda será realizado… eeeeee!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s