harissa e molho de amendoim…

Então. Terça-feira o meu astrólogo vem jantar em casa e fazer meu mapa. Daí eu quis adiantar umas coisas na cozinha. Mas acabei fazendo só o molho de amendoim da salada e a harissa, que não sei se vou usar, mas como tinha comprado uma bandeja de pimenta dedo de moça e só ia usar umas 3 no molho, resolvi fazer. Na verdade, ficou uma harissa improvisada, porque não tinha semente de coentro em grão nem pimentão. Bom, a receita ficou assim.

Cortar a pimenta dedo de moça em pedacinhos. Colocar na panela com um pouquinho de vinagre em fogo baixo. Reservar. Colocar bastante azeite numa frigideira e esquentar. Desligar o fogo e colocar bastante semente de cominho (uns 30gr) no azeite. Acrescentar a pimenta, 3 dentes de alho picados, sal a gosto e misturar. Colocar tudo no liquidificador e bater até formar uma pasta. Fui acrescentando mais azeite para acertar a textura.

a harissa

a harissa

Bom daí fui fazer o molho de amendoim. Ontem e hoje foi o dia do processador. Usei pencas, mas ele tá quebrando. Vou ter que comprar um Cuisinart, esses equipamentos nacionais são uós mesmo. São muito frágeis. O plástico do meu já tá despedaçando, inacreditável.

Esse molho de amendoim é tudo. Dá pra usar na salada, pra marinar, etc, etc. É uma reprodução do que comi na Indonésia.

comidinha caseira indonésia que comia na casa da familia que me hospedou

comidinha caseira indonésia que comia na casa da família que me hospedou

ela vinha vender comida de porta em porta, em pkalongan

ela vinha vender comida de porta em porta, em pkalongan

Basicamente você tritura o amendoim torrado (sem sal!) no processador, reserva, depois junta açúcar de palma (palm sugar, vende na Liberdade), 3 pimentas dedo de moça sem o miolo, um pouco de suco de tamarindo concentrado (também tem na Liberdade), sal, alho, 3 folhas de kaffir lime (não se consegue fresco aqui, mas tem desidratado da marca Bombay Herbs & Spices) e bate no liquidificador. Vai juntando água quente para acertar a textura. Tem que ficar assim:

a textura do molho de amendoim

a textura do molho de amendoim

Ficou meio medinho a foto anterior, mas era pra mostrar a textura. essa tá um pouco melhor visualmente.

o molho de amendoim

o molho de amendoim

4 Respostas para “harissa e molho de amendoim…

  1. Amei suas receitas!
    Pelo jeito vc conhece bem os processadores.
    Estou querendo um pra fazer esse molho de amendoim.
    Que marca vc me recomenda pra triturar o amendoim e conseguir uma textura bem fina e macia?
    tks!

  2. Por gentileza, na minha cidade nãotem deste açúcar, para fazer a pasta de amendoim, moro na cidade de Arapiraca-al, espero respostas.
    Clemeilda

Deixe uma resposta

