Bai Mu Dan

O chá escolhido para às 6 da tarde hoje foi o chá branco White Peony da Choice Organics. Em chinês seria Bai Mu Dan ou Pai Mu Tan. É um chá branco da China orgânico e fair trade (comércio justo), muito, muito bom. Muito aromático, com cheiro de flor e o sabor é delicado e adocicado. Amo esse chá pra tomar à tarde, de preferência com algum doce, mas sem ser muito doce, açúcar demais acaba com a sutileza do chá.

White Peony da Choice

White Peony da Choice

Algumas folhas desse chá vem com um pelinho prateado, que fica na parte de fora das folhas mais jovens, da parte de cima do arbusto da planta. Muitos chás brancos têm isso. Na China eles chamam esse pelinho de Baihao, de onde deriva a palavra pekoe, de orange pekoe, etc… As folhas desse chá têm tamanhos diferentes, com algumas bem verdes ainda.

as folhas do white peony

as folhas do white peony

Eu amo escolher a xícara para cada chá, mas ultimamente eu tenho usado quase sempre essa, para os verdes e brancos. Amo, amo. Comprei em Tachikui, uma cidade famosa pelas cerâmicas, em Hyogo, Japão.

na loja/ateliê do ceramista de Tachikui

na loja/ateliê do ceramista de Tachikui

o forno de cerâmica do ateliê onde comprei minha xicara, em Tachikui

o forno de cerâmica do ateliê onde comprei minha xícara, em Tachikui

Para fazer um bom chá branco, é bom ferver a água, colocar na xícara para esquentar a xícara e também para a água poder atingir a temperatura certa. Deixar um tempinho até baixar para mais ou menos 80 ºC, temperatura ideal da água para o chá branco.

a água fervente vai primeiro na xicara sem nada

a água fervente vai primeiro na xícara sem nada

A água a 80 ºC vai para a chaleira com as folhas do chá. O ideal é que a chaleira tenha uma área bastante grande para que as folhas possam “dançar” dentro dela quando a água quente é colocada, para que elas se abram e manifestem toda a sua potencialidade. Não é um exagero, tem umas chaleiras que vêm com a cestinha de segurar as folhas muito pequena e daí é uma pena porque as folhas ficam ali contidas sem poder se expressar.

esperando..

Esperou 2 minutinhos e já tá pronto o chá maravilhoso que é o White Peony. Amo!

o chá pronto!

o chá pronto

22 Respostas para “Bai Mu Dan

  1. E sem duvída um grande chá Pai Mu tan;mas o que eu gostava mesmo era ter um bule tal como o teu se me divulgares onde poderia encomendar um igual ou parecido fico-te agradecido.

    • Oi Rui, tudo bom? Você é de onde? Eu comprei esse bule num bairro oriental aqui em São Paulo chamado Liberdade, num supermercado chamado “Marukai”, na R. Galvão Bueno. Mas procurei de novo lá e não encontrei mais, que pena, eu também amo muito esse bule e uso todo dia. bjs!

      • Fruto da descrição mencionada aqui neste blog decide experimentar o Bai Mu Dan e o que conclui,é que se trata de uns dos melhores chás brancos que eu alguma vez bebi,podendo dizer que rivaliza muito bem com o Silver Needles.

      • Oi Rui! Sim, eu acho muito bom o Bai Mu Dan, muito delicado e floral. Claro que o Silver Needle é maravilhoso também, mais delicado ainda, mas considero-o mais para ocasiões especiais.
        Olha que engraçado, as duas pessoas que comentaram nesse post se chamam Rui. Um beijo para os Ruis.

  2. Obrigado pela resposta de qualquer forma eu sou de Portugal e aqui não há nada disso o que é realmente uma pena.Obrigado.

    • Olha Rui, talvez você encontre esse tipo de bule em alguma loja que venda produtos japoneses. Se não, existem outros tipos de bule de vidro, tenho a impressão de que você encontre com mais facilidade na Europa do que aqui no Brasil. bjs!

  3. Sou eu mesmo provavelmente terei me identificado com email diferente de qualquer sou o Rui que te elogiou o teu Bule(Chaleira).

  4. Os bons conselhos é sempre bom ter em linha de conta,e a descrição dada por ti referente ao Bai Mu Dan está muito elucidativa e explicita.

  5. Pela primeira vez e por mero acaso consegui encontrar um bule igual ao teu mas a designação que lhe davam na loja onde o encontrei era de açucareiro,não contendo sequer a rede para as infusões.Decidi perguntar a um dos funcionários da loja e ele rápidamente me respondeu que era assim que o fabricante lhes fornecia.A resposta em si deu-me vontade de rir e por ele se achar tão convicto do que estava a dizer acabei por me vir embora sem sequer negar a sua resposta,quanto a mim não fazia sentido algum.

    • Realmente, eu também acho estranho! Um açucareiro com uma alça tão grande não faz muito sentido e também a “boca” por onde sai o líquido do chá não tem nada a ver com açucareiro! Bom, mas quando é assim, é bom pedir para ver a caixa do produto. Geralmente esses bules vêm dentro de uma caixa de papelão com as suas descrições. Mesmo que seja tudo escrito em japonês, se for importado do Japão, você pode ver fotos com a redinha e tudo o mais. Boa sorte na busca!

  6. Sachi só mais uma pergunta qual é a dimensao quer em altura e largura do teu infusor é que eu preciso de um infusor semelhante.Deu para reparar que a parte de cima tem um género de anel o importante é a medida externa e a altura.Espero não estar a ser inconveniente com as minhas duvidas e perguntas.Arigatou gozaimasu.

    • Oi Rui, eu neste momento estou em Angola, longe de casa. Por isso, não vou poder tirar as medidas do meu infusor. Volto no dia 27/06, me escreva de novo para me lembrar, nessa altura, tá bom?
      bjs!

  7. Boa estadia para voce em Angola è uma terra bonita,em franca expansão quer cultural,quer urbanistica.Estive em Luanda á alguns anos atrás,mas pelo que recentemente me disseram muita coisa mudou.Obrigado mais uma vez pela tua ajuda.

  8. Sachi espero que a tua passagem por Angola tenha sido boa,espero que te recordes da conversa sobre o infusor e de teres referrenciado para que eu te lembra-se por causa das medidas.Caso tenhas disponibilidade de o fazer conto mais uma vez contigo.Obrigado.

  9. Sachi mas os 7,5 e a medida interior ou exterior do anel(parte superior),espero que tenhas compreendido.Obrigado mais uma vez espero não estar a ser chato.

  10. Olá Sachi,
    será que você poderia me dar dicas de lugares para adquirir bons chás chineses no Brasil, de preferência que pudesse comprar pela internet?
    Moro em Curitiba e estou com dificuldade de encontrar esses produtos.
    Desde já agradeço sua atenção.

  11. Achei tudo super interessante! Quanto a xícara de vidro com cabo, tampa e filtro, onde posso encontrar aqui no Brasil?

Deixe uma resposta

